PÁGINAS PESSOAIS

 

12 - IGNACY TOCZEK

120A – SOFIA CIULIS

120B - CONEGUNDA SŁOTA

 

Franciszek Toczek e Ewa Hoppa vieram da Polônia em abril/1878, com seus dois primeiros filhos, Joseph e Ignacy.   De toda a Família Toczek no Brasil, somente estes quatro são nascidos na Polônia, sendo que os demais já nasceram no Brasil, na Colônia Murici.

 

Ignacy Toczek, segundo filho do casal, nasceu em 01-fev-1877, na Polônia, na cidade de WYSIN, e veio para o Brasil com 1 ano e 2 meses. 

12-1

 

Até os tempos do nosso Vô Ignacy, ainda existia o contato com parentes que moravam na Polônia, cujas documentos não conseguimos localizar.  Era comum lá pelos anos de 1930-1950 (lembranças de nosso pai Tomaz, filho de Ignacy) receberem jornais da Polônia, tais como o LUD.

 

O Vô Ignacy casou primeiramente com Sofia Ciulis e teve cinco filhos: Miguel, Vladislau, Leonardo, José e Thereza.

 

O Vô Ignacy nasceu e viveu na Colônia Murici durante toda a sua vida. Durante sua infância morava na casa do Vô Franciszek, que ficava em frente à Igreja da Colônia Murici. Depois de casado foi morar na Colônia Gamelas.  Trabalhou na roça, mas sua profissão era carpinteiro de móveis (hoje a profissão é marceneiro).

 

Com o falecimento de Sofia Chulis, o Vô Ignacy voltou a casar-se, agora com Conegunda Słota (irmã de sua nora Sofia Słota) e teve mais sete filhos: Longina, Luiza, Floriano, Tomaz, Anselmo, Elvira e Blandina.

12-2

Foto do casal Ignacy Toczek e Conegunda Słota (segunda esposa)

 

Ao falecer em 12-ago-1952, com 75 anos, deixou a esposa e os seguintes filhos, noras, genros e muitos netos.

Filhos de Sofia Ciulis:  Miguel-121, casado com Sofia Slota (irmã da Conegunda);  Vladislau-122, casado com Marta Gryboś;  Leonardo-123, casado com Ewa Wonczak (+ Rosaria Kusma) e Thereza-125, casada com Paulo Vałaszek (+Inácio Delonga).

Filhos de Conegunda Słota:  Longina-126, casada com João Krupczak;  Luiza-127, casada com Inácio Liszeski; Floriano-128, casado com Helena Rodakowski; Tomaz-129, casado com Veronica Rodakowski;  Anselmo-12A, casado com Tereza Pancz;  Elvira-12B, casada com Miguel Dolniack e Blandina-12C (solteira e mais tarde casada com Guilherme Gelinski).

 

A Vó Conegunda, chamada carinhosamente de Vó Conda, nascida na Colônia Gamelas, nunca aprendeu a falar português.  Após o falecimento do Vô Ignacy, continuou morando na Colônia Gamelas, junto com sua filha Blandina (solteira) por alguns anos.  Mais tarde, com o inventário do Vô Ignacy, se mudaram para o Bairro Uberaba, em Curitiba, ao lado da sua filha Elvira, onde viveu até o final de sua vida. Faleceu em Curitiba em 1964.

 

Veja também as páginas pessoais

.

Veja aqui a  foto de toda a família

 

Veja também a  História da Imigração da Colônia Murici

 

>>>   VOLTAR