PÁGINAS PESSOAIS

 

128 – FLORIANO TOCZEK

1280 – HELENA RODAKOWSKI

 

Franciszek Toczek-1 e Ewa Hoppa-10 vieram da Polônia em abril/1878, com seus dois primeiros filhos, Joseph e Ignacy.   De toda a Família Toczek no Brasil, somente estes quatro são nascidos na Polônia, sendo que os demais já nasceram no Brasil, na Colônia Murici.

Ignacy Toczek-12 é o segundo filho de Franciszek e Ewa, nascido na Polônia

 

Floriano Toczek nasceu em 24-12-1919, na Colônia Gamelas / Murici, município de São José dos Pinhais / BRASIL; é o oitavo  filho de Ignacy Toczek-12 e o terceiro filho de Conegunda Słota-120B (segunda esposa de Ignacy).

Estudou somente até o primário na escola polonesa da Colônia Murici. Nesta época não existia escola em língua portuguesa, tão somente em língua polonesa, ensinado por padres e freiras e só se falava polonês nas colônias.

Em 06-jun-1948 casou-se com Helena Rodakowski, e teve os seguintes filhos: Marli Maria, José Hélio, Luci Irene, Tania Regina, Eliane e Sérgio Ricardo. 

128-4b

 

Floriano e Helena se conheceram e casaram na cidade de Irati, localidade de Guamirim, e em seguida foram morar em Curitiba PR.

Floriano exerceu a profissão de Relojoeiro, com sua oficina por muitos anos na Rua Comendador Araújo e depois em sua própria casa no bairro de Santo Inácio, em Curitiba PR.

128-13

 

Algumas curiosidades merecem destaque entre os casais Floriano e Helena e Tomaz e Verônica, pela afinidade que existia entre eles:

- que Floriano (1919) e Tomaz (1921) eram irmãos;

- que Veronica (1926) e Helena (1930) eram irmãs;

- Floriano/Helena se conheceram no dia do casamento de seu irmão Tomaz/Verônica (08-05-1948), quando começaram a namorar e se casaram um mês mais tarde;

- o segundo filho do Floriano, José Hélio nasceu no mesmo dia do seu primo Acelino, no dia cinco de março, dois anos mais tarde; 

- Tio Floriano, como era chamado, era também padrinho de Acelino Toczek, filho de seu irmão Tomaz.

- e Veronica Rodakowski Toczek era madrinha da primeira filha (Marli) do Floriano/Helena

- Como são dois irmãos casados com duas irmãs, os filhos destes dois casais são primos-irmãos.

 

Floriano Toczek faleceu em ___/___/2001, com 81 anos, em Curitiba deixando a esposa e 6 filhos:  Marli Maria, casada com Milton Paulo Pedro; José Hélio, casado com Sueli .... .... ...... .........; Luci Irene; Tania Regina, casada com João Carlos Santos; Eliane, casada com Hiran Celso Mascarenhas e Sérgio Ricardo, casado com Cris ....... ...... ....... ..... ..... ....., e muitos netos e bisnetos.

 

Helena Rodakowski Toczek, esposa de Floriano Toczek, nasceu na localidade de Areia Branca (na época pertencia ao município da Lapa); se dedicou sempre à administração do lar e atenção à família e veio a falecer em ___/___/2001, com 85 anos.

 

Veja o álbum da Família Floriano Toczek

 

Você pode ajudar a construir e melhorar esta página – veja modelo

.

Veja também as páginas pessoais

 

Veja aqui a  foto de toda a família

 

Veja também a  História da Imigração da Colônia Murici

.

>>>   VOLTAR