Família RODAKOWSKI

 

Brasil - 1890-2010

Página Inicial

 

 

 

As primeiras informações que obtivemos juntos aos nossos tios mais velhos são de que nossos avós ou bisavós vieram na primeira imigração de poloneses para o Brasil, entre 1869 e 1871. 

 

No entanto, após um levantamento detalhado junto aos nossos tios constatamos que nosso Bisavô ANTONI JÓZEF RODAKOWSKI veio da Polônia (sob o jugo austro-húngaro) por volta de 1890-95, fugindo dos conflitos locais.  Ele veio sozinho, sem pai e sem mãe, com aprox. 19 anos.  O navio em que viajavam foi assaltado por piratas, que lhes tiraram tudo que tinham e ainda tiveram que trabalhar no navio.  Ele chegou à região de Curitiba vindo do Rio de Janeiro, onde trabalhava nas fazendas de café.

 

No Paraná, sabemos que casou com Maria Paulina Chyła e fixaram residência na região de Santa Cândida/CURITIBA PR, hoje o bairro de Roça Grande/COLOMBO PR. Neste local eles tinham um sítio de (14 alqueires), pouco depois da sede do Conglomerado Banestado, na estrada velha de Colombo.

 

Tiveram 7 (sete) filhos, todos nascidos em Roça Grande/COLOMBO PR.

São eles:  1-Cesário   2-Emílio   3-Januário   4-Marcos   5-José Guido   6-Leocádia e  7-... (filha)

- A mãe Maria faleceu quando do nascimento da sétima filha, por volta de 1907.

 

Depois do falecimento da mãe, todos ficaram com o pai, mas à medida que foram crescendo procuraram serviço fora e se distanciaram do pai.   Mais tarde o pai vendeu as terras e saiu da região e não sabemos até o momento para onde ele se mudou.

 

O filho Marcos morreu solteiro, entre 20-25 anos; caiu de um penhasco e machucou o peito.

 

O Vô Antoni morreu antes do Vô Emílio casar (03-jun-1924).

 

 

Tomamos como base para este trabalho informações de nosso arquivo ao longo dos anos

 e principalmente da memória viva dos tios/tias Helena, Alechandre e Algemiro (filhos do Emílio),

Catarina (esposa do Guido José) e José e Ewa (filhos do Januário).

 

 

De outro ramo que se teve conhecimento recente – na década de 1860-1866 na Região de Florianópolis, que viveu Wilhelmine Rodakowska, filha de Jan Rodakowski e Maria Ürmeny;  era casada com Theodor Todeschini (austríaco), administrador da Colônia Alemã Teresópolis, em Santa Catarina. Veja link abaixo.

 

Veja também:

 

- Árvore de ANTONI RODAKOWSKI e MARIA PAULINA CHYŁA.

 

- RODAKOWSKI em Santa Catarina - 1860

 

 

- Participe – você também faz parte deste trabalho! – Mande-nos a sua colaboração!

 

rodakowsky roda rodak rodac rodakov rodakow rodacov rodacow rodakoski rodakosky ski sky cki cky rodakowsky  rodakoski rodakosky rodakowsk rodakosk Rodakowiski rodakowisky  rodakowisk Rodacowski  rodacowsky  rodacoski rodacosky rodacowsk rodacosk Rodacowiski rodacowisky  rodacowisk  chyla   chyła   chela  heua  cheua