Página Inicial

1 - FRANCISZEK TOCZEK
10 - EWA OPA

PÁGINAS PESSOAIS

Filhos

11 - José                     12 - Ignacy              13 - Rosa               14-Pedro                     15 - João

16 - Anastácia              17 - Pelágia             18 - Jacob             19 - Genoveva              1A - Zezefredo            

 

OS PATRIARCAS

Nossos avós Franciszek Toczek e Ewa Oppa vieram da Polônia em abril / 1878, com seus dois primeiros filhos, José e Ignacy. 

De toda a Família Toczek no Brasil, somente estes quatro são poloneses, sendo que os demais já nasceram no Brasil, na Colônia Muricy.

Franciszek Toczek era filho de Franciszek Toczek (pai?) e Catharina Palkowska. Estimamos que nasceu em 1844, em cidade que ainda não conseguimos confirmar e veio para o Brasil com cerca de 24 anos.  

Ewa Oppa também nasceu na Polônia, era filha de João Oppa e Anna Westa.

Pouco conseguimos resgatar de nossos antepassados; temos três fotos originais: a primeira ao lado e a foto original de toda a família, que abre nosso site, e uma terceira, do Vô Franciszek, já bem mais velho, que nos foi cedida pela Tia Lidia (188), no final de 2008.  

FRANCISZEK TOCZEK E EWA OPPA

Clique na foto para ampliá-la

Franciszek e Ewa tiveram 10 filhos, sendo que os dois primeiros, José e Ignacy nasceram na Polônia e os demais no Brasil, na Colônia Muricy, em São José dos Pinhais.

O quarto filho, Pedro, faleceu com cerca de  10 anos, em 1891, ao ser picado por uma cobra, já que naqueles tempos a região era muito selvagem e não haviam recursos médicos suficientes.

Esta foto é uma pintura baseada na primeira foto (acima).

 

Clique nas fotos para ampliá-las.

 

Franciszek faleceu em 18-dez-1930, com cerca de 86 anos, deixando a esposa Ewa, os filhos: José, casado com Marieta Bortolan;  Ignacy, casado com Conegunda Slota; Rosa, casada com Jacob Burakowski; João, casado com Ana Czapiewski; Anastácia, casada com Edmundo Czapiewski; Pelágia, casada com Roque Suchla; Jacob, casado com Apolônia Czapiewski; Genoveva, casada com Alberto Valenga e Sezefredo, casado com Conegunda Czapiewski, além de muitos netos.

Veja a foto de toda a família

Veja também o Tronco Base e a História da Imigração da Colônia Muricy

Página Inicial