Página Inicial

 

 

 

HISTÓRIA DA COLÔNIA MURICY

MAPA Google

Para se falar da História da Colônia Muricy precisamos antes falar da Imigração Polono-brasileira e as razões porque isto aconteceu.

A IMIGRAÇÃO POLONESA NO BRASIL

Naquela época o Brasil precisava de mão de obra para seu desenvolvimento; como houve fracasso com os índios, que não se adaptaram ao trabalho organizado e também a dificuldade com os africanos, o governo brasileiro apelou para o povo europeu. Povo experiente e de cultura elevada, tinha as características necessárias para desenvolver a indústria e a agricultura brasileiras.
Por outro lado, por parte dos imigrantes, a situação no continente europeu era angustiante e opressora; muitas guerras, disputas por terras, desemprego e superpopulação tornaram a vida penosa e difícil.
Nesta época a Polônia foi suprimida do mapa devido às guerras, perdendo os seus direitos à cultura, religião e à própria língua.
Tudo isto contribuiu para a "Febre da Imigração Brasileira", com as promessas não só de um novo Eldorado, mas de uma Nova Polônia, nas Terras de Santa Cruz, apesar de todos os prós e contras.
Muitas promessas, e até propagandas desonestas, tornaram para muitos uma terra decepcionante e calamitosa, como aconteceu com os italianos da Colônia Rebouças e a atitude do governo alemão, o qual, em 1856, chegou a proibir a emigração para o Brasil, onde os colonos viveriam como semi-escravos.

Passada esta introdução, vamos ver um pouco sobre as fases da Imigração Polonesa para o Brasil:
Primeiramente , a maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil eram das seguintes regiões:
- GALÍCIA, regiões de Gorlice, Malopolska e Podkarpacie
- PRÚSSIA OCIDENTAL,
região de Starogard (atual GDANSK)
- PRÚSSIA ORIENTAL,
região da Cracóvia e da
- SILÉSIA POLACA (Staro-Polska), na época sob o jugo invasor alemão. 

Malo-Polska (na Galícia) significa Nova Polônia e Staro-Polska (na Silésia) significa Velha Polônia. 

A imigração se deu em quatro fases:

A PRIMEIRA FASE
Se deu entre os anos de 1869 e 1871, encaminhados por Edmund Wós Saporski, chamado de "O Pai da Imigração Polonesa". 
Como exemplo temos o navio Victoria, em agosto de 1869, quando vieram os primeiros imigrantes ao porto de Itajaí provindos da região do Slansk (Silésia), com destino a Brusque. Pelas adversidades da região e porque a colônia era dominada por alemães, em julho de 1871 foram transferidos para Curitiba, para o bairro Pilarzinho e Abranches.

A SEGUNDA FASE - 1873 - 1891 
Nesta fase ainda vieram emigrantes ao Porto de São Francisco do Sul. em 1873 os navios Terpsychore e Guttemberg da companhia colonizadora de Hamburgo, com destino a Santa Catarina.
Em 1878, chegou ao Porto de Paranaguá o Navio PASCHOAL, trazendo imigrantes poloneses da Galícia (região de Gorlice, Malopolska e Podkarpacie ) e Prússia Ocidental (região de Starogard, atual município de Gdansk).

A TERCEIRA FASE - 1895 - 1908
A terceira fase foi marcada pela imigração de poloneses da região da Galícia e da região dominada pelos russos.
Em 1895, para Porto União, Colônia Alberto de Abreu; em 1896, para a Colônia Água Amarela, hoje cidade de Antonio Olinto, com imigrantes poloneses da região da Galícia, outros das regiões dominadas pela Rússia e também de imigrantes russos.
Também em 1896 vieram muitos imigrantes das regiões de domínio russo, que foram assentados na região de Prudentópolis.

A QUARTA FASE - 1908 - 1912 
Era moderna da imigração, com muitos imigrantes vindo para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

 

 

A COLÔNIA MURICY É A MAIS EXPRESSIVA 

COMUNIDADE DE ORIGEM POLONESA NO BRASIL.

 

COLÔNIA MURICY
A Colônia Muricy foi criada em abril de 1878 e oficialmente fundada em 21 de setembro de 1878 na região compreendida entre o Rio Miringuava e o Rio Pequeno, na cidade de São José dos Pinhais, Estado do Paraná/BRASIL.  A região era muito selvagem e cobertas de árvores, principalmente pinheiros (pinus araucária). A madeira do pinheiro servia para a construção de suas moradias, móveis e utensílios domésticos.

O nome escolhido foi uma homenagem ao conceituado médico José Cândido da Silva Muricy.

Coordenadas - Latitude Sul (S-25º35'37"),        ou em decimal (-25.593611)

   - Longitude Oeste (W-49º07'37"), ou em decimal (-49.155601)

A área onde está localizada hoje a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério Municipal da Colônia Muricy, a Escola Municipal e a área de festas pertenciam ao colono Franciszek Toczek que, muito dedicado à causa cristã, doou esta área para a construção da Igreja.

Esta foi a primeira igreja católica da região.
Nesta mesma área foi também mais tarde construída a primeira escola.
A Escola Polonesa de Colônia Muricy foi a única escola da região e não haviam escolas em língua portuguesa até meados de 1930. Os professores eram os padres e freiras e só se falava polonês nas colônias.
  
A vida dos imigrantes era muito difícil; pessoas muito pobres, vieram para o Brasil à procura de terras, não tinham estudo e mal sabiam ler e escrever.
Histórias contadas pelos mais velhos, dizem que quando chegaram aos lotes destinados pelo governo, não tinham ferramentas, alimentação e muito pouco apoio do governo.  Uma das dificuldades era a língua, muito diferente do português, e não havia pessoal do governo em condições de dar o apoio necessário.
A dificuldade com a língua deixou muitas marcas em todos, principalmente pela variedade de registros de sobrenomes bem diferentes dos originais, face à dificuldade de comunicação e entendimento. 


Muitos imigrantes poloneses que estão no Paraná vieram inicialmente para Santa Catarina, desembarcando nos Portos de São Francisco e Itajaí, com destino às regiões de Brusque, Indaial (Colônia Samdweg), Massaranduba,  Joinville, São Bento do Sul e interior do estado.

Desta forma, ao procurar por seu sobrenome e sua história, sugerimos também pesquisar sites das cidades citadas, em especial o site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que dispõe de uma excelente trabalho sobre a etnia polonesa.

Além da sede da Colônia Muricy - Igreja do Sagrado Coração de Jesus, muitas outras Capelas fazem parte da Grande Colônia Muricy, como: Gamelas, Avencal, Inspetor Carvalho, Malhada, Costeira e Mergulhão.
Veja aqui algumas delas:

Capela de Inspetor Carvalho

 

Capela Avencal

 

Capela da Costeira