A Família WESTA na Polônia!

 

 

A Imigração dos TOCZEK - HOPPA

 

A História da Família TOCZEK no Brasil teve início no ano de 1878, quando famílias de imigrantes poloneses vieram para o Brasil.

 

Segun­­do os dados coletados nos livros publicados e no Acervo da Colônia Murici, estes grupos de poloneses vieram de diversas regiões, sendo citadas da GALÍCIA (região de Gorlice, Małopolska e Podkarpacie) e da PRÚSSIA OCIDENTAL (região de Gdańsk) (*1), mas sem precisão ou mais detalhes.

 

Nas páginas 10 e 11 do Livro Terra Nossa (*2) temos uma referência sobre a real data da chegada dos poloneses ao assentamento da Colônia Murici = mês de abril ou setembro de 1878, sendo aceita a segunda data, de 21-set-1878.

 

Vale lembrar que a chegada ao Porto de Paranaguá e Antonina (*3), deve ter sido por volta de abril/1878.

 

E pelas informações sobre a rota do Navio Pascal (*2) e (*3), possivelmente estes poloneses partiram do porto de Liverpool/UK ou Antuérpia/Bélgica.

 

Faziam parte deste grupo o casal Franciszek Toczek e Ewa Hoppa e seus dois filhos, cujos registros constam dos Livros de Falecimentos da Igreja da Colônia Murici, sendo:

- Franciszek Toczek, nascido na Polônia, em (Wysin/Kościerzyna-1844), falecido em 18-dez-1930 (com 72 anos) na Colônia Murici, cidade de São José dos Pinhais/Brasil.

- Ewa Hoppa, nascida na Polônia, em (Wysin/Kościerzyna-1852), e falecida em 04-ago-1845, com 93 anos, na Colônia Murici, cidade de São José dos Pinhais/Brasil.

 

Com eles também vieram dois filhos pequenos:

- Jósef, nascido na Polônia em 26-nov-1874 e falecido na Colônia Murici, cidade de São José dos Pinhais/Brasil e

- Ignacy, nascido na Polônia em 01-fev-1877 e falecido em 12-ago-1852, na Colônia Murici, cidade de São José dos Pinhais/Brasil.

 

 

A Família WESTA na Polônia

 

EWA HOPPA era filha de Johann Hoppa e Anna Westa.

 

No ano de 2013 fizemos um grande progresso nas nossas pesquisas na Europa e constatamos que existem poucas concentrações de Westa na Polônia, distribuídas em seis províncias de um total de 16 províncias pela atual divisão política. E os maiores grupos estão nas províncias de POMORSKIE e MAZOWIECKIE:

02-  POMORSKIE/Pomerania – Sede Gdańsk

06-  WIELKOPOLSKA - Sede POZNAÑ

07-  KUJAWSKO-POMORSKIE/ Cujávia da Pomerânia – Sede Bydgoszcz

08-  ŁÓDZKIE – Sede Łódz

09-  MAZOWIECKIE - Sede Warszawa

13-  ŚLĄSKIE/Silésia - Sede KATOWICE

No caso da nossa Família Westa (Anna WESTA), a referência principal é a cidade de Goręczyno, na província de Pomorskie, onde se casaram Johann Hoppa e Anna Westa em 1847, uma vila a 10 km de Kartuzy e 30 km a oeste de Gdańsk.

 

Também constatamos que o sobrenome original é WEST, com declinações e derivações para Wast, Westa, Westo e Wyst.

Na região norte há uma mistura de povos poloneses e alemães e muitas vezes um mesmo sobrenome é escrito em polonês e alemão, com grafias diferentes.

 

Considerando estas referências, podemos concluir que o nome de nossa bisavó era ANNA WESTA, casada em 1847 com Johann Hoppa na localidade de Goręczyno (Go-ren-tche-no).

Sabemos no momento somente da filha Ewa Hoppa, nascida aprox. em 1952, que migrou para o Brasil em 1878 com seu marido Jósef (Franciszek) Toczek.

- de acordo com estes registros – achamos que o nome original de nosso avô Franciszek Toczek era Jósef Toczek. 

- E seu filho Jósef Toczek era Franciszek Toczek.

- Os nomes foram trocados quando chegaram ao Brasil.

 

 

 

A mais antiga referência - HANS WYST e JÓZEF WESTA

 

Das 16 províncias da Polônia, Pomorskie é que contempla a mais antiga referência conhecida da Família West, com registro de batizado de Elisabeth Wyst em 1662, filha de Hans Wyst e Gertrud ......, na Igreja de “Św. Jakub”, bairro de Oliwa, cidade de Gdańsk. 

 

E, em 1783, o nascimento de Franciszek Westa, filho de Józef Westa, na localidade de Sianowo (10 km de Kartuzy).

 

 

521px-Kosciol_Sw_Jakuba_w_Gdansku_Oliwie_ubt

Kościół św. Jakuba w Oliwie   

Igreja de São Jacob, bairro de Oliwa, cidade de Gdańsk/Polônia, construída no século XIII (Wikipedia)

 

 

 

VOLTAR