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Wysin |
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O Navio PASCAL |
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As informações obtidas até o momento
em livros e arquivos do Acervo da Colônia Muricy, Arquivo Público do Paraná,
Instituto de Terras e Cartografia do Paraná, Lamport & Holt, Ted Finch e
David Asprey, dentre outros, indicam que os nossos avós vieram para o Brasil
em 1878, num grupo composto por 60 imigrantes, vindos das regiões da GALÍCIA
(região de Gorlice, Małopolska e Podkarpacie), da PRÚSSIA OCIDENTAL
(Pomerania/região de Gdańsk) e da SILÉSIA POLACA (Staro-Polska), e
chegaram ao Brasil através do Porto de Paranaguá, transportados pelo Navio
Paschoal(?). Até o momento não conseguimos acesso à
possível lista de passageiros, nem na Europa e nem no Brasil. |
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O NAVIO PASCAL |
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CONSTRUÇÃO: O Navio Pascal foi construído em 1869 pela empresa “Andrew Leslie & Co” e transferido para a Frota Lamport e Holt em 13-dez-1869. Sua viagem inaugural foi em 20-abr-1870, partindo de Liverpool para o Rio de Janeiro e Montevidéo. Tinha casco de aço, media 90 m x 18 m, com capacidade para transportar 1876 toneladas e acomodação para 80 passageiros. LAMPORT & HOLT: Era de propriedade da companhia Frota Lamport e Holt, uma das melhores companhias de navegação da época, sediada em Liverpool/Inglaterra. A companhia foi fundada em 1845 por William James Lamport e George Holt e possuía um grande número de navios, sendo que o Pascal operava na linha entre a Grã-Bretanha - Brasil - Rio da Prata (Montevidéo e Buenos Aires). BELGE SUD-AMERICAINE: Em 1877, o Pascal foi vendido para uma nova empresa denominada “Societe de Navigation Royale Belge Sud-Americaine”, de Antuérpia (Bélgica), juntamente com mais 6 navios: Kepler, Tycho Brahe, Hiparco, Teniers, Rosse e Horrox, permanecendo até 1887. LAMPORT & HOLT: Em 1887 retornou à Lamport & Holt, seu antigo proprietário, e foi desativado em 1897, em Genova, segundo Ted Finch e David Asprey , citando Duncan Haws. |
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Há citação de PM Heaton, no livro
“Lamport & Holt”, de que o Navio Pascal (Pascal Steamship = vapor Pascal)
era irmão do Navio Tycho Brahe, cuja foto se encontra ao lado. |
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A ROTA: A rota normal deste navio começava em Liverpool e Londres (Inglaterra) e passava pelos portos de Antuérpia (Bélgica), Rio de Janeiro (Brasil), Montevidéo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), O Arquivo do Rio de Janeiro cita o Navio Pascal na lista de navios a partir de 1873 (No. 20 da lista), mas não dá detalhes. Segundo David Asprey, em 1878, o Navio Pascal fez duas viagens de
Liverpool para o Rio da Prata, na rota Liverpool – Londres – Antuérpia - Le
Havre - Rio de Janeiro - Montevidéo - Buenos Aires, sob o comando do Capitão
Conolly: |
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A
PRIMEIRA VIAGEM DO NAVIO PASCAL EM 1878: 12/3 – partiu de Liverpool/Inglaterra *
Na página 10 do Livro “Terra Nossa” tem a seguinte citação: “O registro da crônica paroquial de Murici informa que no dia 6-junho-1878
os primeiros 60 colonos poloneses procedentes da Galícia e Prússia Oriental (o
correto é Prússia Ocidental, região de Gdańsk) chegaram à Curitiba e
em agosto foram instalados em São José dos Pinhais, a 10 km da sede municipal
e a 24 km de Curitiba, nas localidades de Murici, Campestre, Miringuava e
Gamelas (Livro do Tombo da Colônia Murici).” |
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A
SEGUNDA VIAGEM DO NAVIO PASCAL EM 1878: 09/7 – partiu de Liverpool |
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** Na mesma página
10 do Livro “Terra Nossa” tem a seguinte citação: “A data da
fundação da Colônia Murici como sendo 21-09-1878, segundo o Jornal Dezenove
de Dezembro, alguns meses após a fundação da colônia, deve ser aceita como
certa.” Interessante que
na página 12 do mesmo livro há a seguinte citação: “O Presidente
Jesuíno Marcondes baixou o decreto em 31-08-1877, dando a uma das colônias o
nome de um ilustre médico baiano de Curitiba, Dr. José Candido da Silva
Murici.” Isto supõe que a Colônia Murici foi criada em 1877 e não
em 1878. |
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ENTÃO,
de onde partiram
nossos antepassados e onde desembarcaram? |
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Com os dados disponíveis ainda não
sabemos, mas há a possibilidade da passagem do Vapor Pascal também pelos
portos de Hamburgo e Bremen (Alemanha), Santos e Paranaguá (Brasil), que
normalmente não são citados na literatura. Nossos antepassados podem ter partido
de Liverpool, Hamburgo, Bremen e Havre, além dos já citados. No Brasil, podem ter desembarcado no
Rio de Janeiro, em Santos ou em Paranaguá e transportados por um navio
costeiro até Paranaguá e depois para Antonina, conforme citado nos arquivos
disponíveis. |
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Veja mais
detalhes em: Pesquisa na Polônia |
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ESTAMOS TRABALHANDO! (*) – dados preliminares acelino@toczek.com.br |
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REFERÊNCIAS: - Material da internet de Sea Breezes (P. M. Heaton) - Correspondências mantidas com Ted Finch e David
Asprey - Artigo da internet, site: www.merchantnavyofficers.com/lamportandholt.html - Artigo da internet, site: www.merchantnavyofficers.com/LH1.html
a LH7.htm - Arquivo Nacional do Rio de Janeiro - www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=151 |
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