wysin-igreja-cupula.png

PNG-TOCZEK-2013.png

casa polonesa-2.jpg

Home

Wysin

 

 

 

A Família PAŁKOWSKI na Polônia!

 

 

A Imigração dos TOCZEK

 

 

A História da Família TOCZEK no Brasil teve início no ano de 1878, quando famílias de imigrantes poloneses vieram para o Brasil.

Segundo os dados coletados nos livros publicados e no Acervo da Colônia Muricy, estes grupos de poloneses vieram de diversas regiões, sendo citadas a da GALÍCIA (região de Gorlice, Małopolska e Podkarpacie) e da PRÚSSIA OCIDENTAL (região de Gdańsk) (*1), mas sem precisão ou mais detalhes.

Nas páginas 10 e 11 do Livro Terra Nosssa (*2) temos uma referência sobre a real data da chegada dos poloneses ao assentamento da Colônia Muricy, mês de abril ou setembro de 1878, sendo aceita a segunda data, de 21-set-1878.

Vale lembrar que a chegada ao Porto de Paranaguá e Antonina (*3), deve ter sido por volta de abril/1878.

E pelas informações sobre a rota do Navio Paschoal (*2) e (*3), possivelmente este poloneses partiram do porto de Liverpool/UK ou Antuérpia/Bélgica.

 

 

Faziam parte deste grupo o casal Franciszek Toczek e Ewa Opa e seus dois filhos, cujos registros constam dos Livros de Falecimentos da Igreja da Colônia Muricy, sendo:

- Franciszek Toczek, nascido na Polônia, em (Wysin/Kościerzyna-1844), falecido em 18-dez-1930 (com 72 anos) na Colônia Muricy, cidade de São José dos Pinhais/Brasil.

- Ewa Opa, nascida na Polônia, em (Wysin/Kościerzyna-1852), e falecida em 04-ago-1845, com 93 anos, na Colônia Muricy, cidade de São José dos Pinhais/Brasil.

 

 

Com eles também vieram dois filhos pequenos:

- Jósef, nascido na Polônia em 26-nov-1874 e falecido na Colônia Muricy, cidade de São José dos Pinhais/Brasil.

- Ignacy, nascido na Polônia em 01-fev-1877 e falecido em 12-ago-1852, na Colônia Muricy, cidade de São José dos Pinhais/Brasil.

 

 

 

 

 

A Família PAŁKOWSKI na Polônia

 

 

Neste ano de 2013 fizemos um grande progresso nas nossas pesquisas na Europa.

Primeiramente conseguimos localizar as famílias Toczek, Palkowski e Hoppa na Polônia, e a localização das mesmas no norte da Polônia, região de Pomorskie, tendo como sede a cidade de Gdańsk.

Existem Pałkowski em 12 das 16 províncias da divisão atual da Polônia, além de Ukrania, Bielorussia e Lituania:

01-    ZACHODNIO POMORSKIE/Pomeriania Ocidental - Sede SZCZECIN

02-    POMORSKIE/Pomerania – Sede GDAŃSK

04-  PODLASKIE - Sede BIALYSTOK

06-  WIELKOPOLSKA - Sede POZNAÑ

07-  KUJAWSKO-POMORSKIE – Sede Bydgoszcz

08-  ŁÓDZKIE – Sede Łódz

09-  MAZOWIECKIE - Sede WARSZAWA

10-  LUBIELSKI - Sede LUBLIN

13-  ŚLĄSKIE-SILÉSIA - Sede KATOWICE

14-  ŚWIĘTOKRZYSKIE

15-  MAŁOPOLSKIE -  Sede KRAKÓW/TARNÓW

16-  PODKARPACKIE - Sede RZESZÓW

 

 

No caso da nossa Família TOCZEK-PAŁKOWSKA (Catharina Pałkowska), a referência principal é a cidade de Kościerzyna, onde nasceu Franciscus Toczek em 1815 e a localidade de Wysin, onde Franz Thoczek casou com Catharina Palkowska em 1843.  Nestes registros não existem anotações sobre seus pais, sua origem ou data e local de nascimento.

Ainda temos algumas discrepancias nos nomes e sobrenomes.  Vejam que Franciscus e Franz são a mesma pessoa. E que o sobrenome está grafado com “th” e também existe a grafia “Toczyk”.  Nesta região há uma mistura de povos poloneses e alemães e muitas vezes um mesmo sobrenome é escrito em polonês e alemão, com grafias diferentes.

 

 

Considerando estas referências, podemos concluir que o nome de nossa avó era CATHARINA PAŁKOWSKA, sem mais dados até o momento.

 

 

 

 

 

A mais antiga referência PAŁKOWSKI

Das 16 províncias da Polônia, Pomorskie é que contempla a mais antiga referência conhecida da Família Pałkowski, com registros de batizados de Catharina (1806) e Marianna (1808), filhas de Joannes Pałkowski e Barbara ..., na localidade de Piaseczno, área rural de Gniew (com aprox. 600 hab-2013).

 

 

A Vila de WYSIN

 

 

É uma pequena vila situada na província de Pomorskie (Pomerania) entre as cidades de Kościerzyna (ko-sh-tchie-je-na) (20 km) e Starogard Gdański (20 km) e distante 40 km ao oeste de Gdańsk, cidade Sede da Província de Pomorskie. 

Nesta localidade se casaram Joseph (Franciszek) Toczek e Ewa Hoppe, em 1873.

Kościerzyna, cidade próxima a Wysin, é mundialmente conhecida pelo destaque de Sławomir Toczek, “”The Strongman””.

Para chegar em Wysin, vá até a cidade de Kościerzyna, pegue a estrada PL-221 e depois a estrada PL-224 até a localidade de Płachty (pua-ch-te).

·       Como referência, a distancia entre o centro de São José dos Pinhais e a sede da Colônia Muricy é de 10 km.

 

 

Igreja* de Todos os Santos – construída no século XIII

Kościół Wszystkich Świętych, Wysin, Poslka

Vila Wysin*, Pomerania, Polônia – Toczek + Hoppe

Wieś Wysin, Pomorskie, Polska­

 

 

*Fotos by Google

 

*1- Terra Nossa”, livro de Stanisław Turbański/SVD-1978 – pg 11

*2- Terra Nossa”, livro de Stanisław Turbański/SVD-1978 – pg 10

 

*3- Navio Pascal”, construido em 1869, pertenceu à companhia “”Lamport & Holt Line (1870-1878)”” e operava na rota Liverpool/UK - Rio de Janeiro/Brasil””. 

De 1878-1887 pertenceu à “”Societe de Navigation Royale Belge Sud-Americaine/Bélgica””, e operava na rota “Porto de Antuérpia (Antwerp/Bélgium) - Brasil, Uruguai e Argentina””.

Sinonímia Paschoal/Pascoal/Paschal. (Font: my friends Ted Finch e David Asprey).