Página Inicial

 

A IDÉIA - O Resgate da Memória

A idéia de se fazer um levantamento da história de nossa família no Brasil se deu por volta de 1975, logo que eu saí da Faculdade de Engenharia Química - UFPR (1974). Tinha em mente escrever um livro sobre a Família Toczek, resgatando a memória de nossos antepassados, sua história, aspirações, a busca por dias melhores, dificuldades na nova terra, etc.

Meu pai, Tomaz Toczek, sempre falava que a família era muito maior do que conhecíamos nas Cidades de São José dos Pinhais e Curitiba. Ele sabia que outros tios e primos moravam nas colônias das cidades de Mandirituba e Guarapuava, mas não os conhecia, pois ele nunca teve possibilidade de visitar estas localidades.

Em 1975, apesar do pouco tempo que me restava após o trabalho e a família, começamos a visitar todos os parentes, primeiro em São José dos Pinhais e Curitiba e depois em Mandirituba.
 

Sabíamos que dois tios (18-Jacob Toczek e 1A-Zezefredo Toczek) se encontravam no interior do Paraná, mas que ninguém sabia onde, pois eles foram muito jovens para lá e perderam o contato com os parentes de São José dos Pinhais.  Cabe ressaltar que estes filhos e netos de Franciszek e Ewa viveram e morreram naquela região e jamais tiveram contato com os pais, irmãos e avós.

Eu pretendia terminar esta tarefa até o ano de 1978, quando das comemorações dos 100 anos da Imigração Polonesa para o Brasil, na Colônia Murici, Cidade de São José dos Pinhais - Estado do Paraná, mas não foi possível. Por volta de 1985, com o advento do computador, reiniciamos os trabalhos e em 1992, já com as ferramentas do Clipper e depois do Excel, conseguimos novamente organizar todas as informações que já possuíamos.

Em 1993 estivemos no interior do Paraná, nas cidades de Mandirituba, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava e Laranjeiras do Sul, quando efetivamente concluímos a primeira parte, básica do nosso trabalho, que era a definição do tronco-base, até então desconhecido.

Hoje não pensamos mais em escrever um livro e sim fazer algo mais dinâmico, moderno e interativo - estamos lançando a Página da FAMÍLIA TOCZEK no Brasil para o mundo conhecê-la. O trabalho está apenas começando. 

No futuro vamos integrar todo este trabalho com os nossos primos da Polônia, Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra e Itália. 

O Brasil é a segunda maior concentração de poloneses depois dos Estados Unidos.

Cabe a todos participarem deste trabalho tão belo que, tenho certeza, ficará maravilhoso quando terminado. Só com a participação de todos, teremos condições de fazê-lo bem feito. 

Acho que esta é a maneira de resgatarmos a memória de nossos antepassados que nos deram a oportunidade de aqui nascer e viver, de cumprir mais uma etapa de nossa evolução material e espiritual, neste país que é o Paraíso da Terra = BRASIL.

Nosso agradecimento aos nossos pais, avós e bisavós, que ao retornarem tenham encontrado a luz e o caminho de volta para continuar sua missão.

Acelino - Janeiro/2000

Página Inicial