PÁGINAS PESSOAIS

 

16 - ANASTÁCIA TOCZEK

160 – EDMUND CZAPIEWSKI

 

Franciszek Toczek e Ewa Opa vieram da Polônia em abril/1878, com seus dois primeiros filhos, Joseph e Ignacy. 

De toda a Família Toczek no Brasil, somente estes quatro são nascidos na Polônia, sendo que os demais já nasceram no Brasil, na Colônia Murici.

 

Anastácia Toczek nasceu em 20-fev-1886 na Colônia Murici, na Cidade de São José dos Pinhais / BRASIL; é a sexta filha de Franciszek Toczek e Ewa Hoppa.

16-3

 

Em ___/___/______ casou-se com Edmund Czapiewski, com quem teve os seguintes filhos:  Pelagia, Nicolau, Inez, Conegunda, Florentina, Cristina, Josefa, Agda, Rosa, José, Francisca e Monica.

16-2       16-5

O Casal Anastácia Toczek & Edmundo Czapiewski foi destaque na localidade por seu moinho de farinha, mais conhecido como o Moinho do Czapiewski.

 

16a-2

Por muitos anos este moinho foi a referência da região e toda a produção de farinha de trigo se concentrava naquela pequena indústria.

O moinho hoje é uma peça de museu, desativado a muitos anos, mas que guarda boas recordações. 

 

Foi por volta do ano de 1996 que o Tio Juca, filho de Anastácia, teve a felicidade de encontrar naquele moinho um pequeno caderno da Vó Anastácia, com anotações dos nomes e datas de nascimento de todos os filhos de Franciszek e Ewa Hoppa.

Todo o nosso trabalho tomou outro rumo depois destas informações.  Pudemos organizar toda a Árvore da Família Toczek a partir deste precioso tesouro.

São destas informações, peças antigas, documentos e fotos que construímos nossa história. 

16a-3

Nesta casa moravam Anastácia Toczek e Edmund Czapiewski e depois, seu filho José Czapiewski – Tio Juca.

 

Cabe ressaltar ainda o belo trabalho de Conegunda Toczek Czapiewski, filha de Anastácia e Edmundo, nascida em 27-jul-1913, que se dedicou ao trabalho cristão como Irmã Gertrudes na cidade Curitibanos SC.  No dia de hoje, 27-07-2007, quando estamos escrevendo estas linhas, a Irmã Gertrudes está fazendo 90 anos. Já velhinha e com um pouco de dificuldade para se expressar, está numa casa de repouso para idosos na cidade de Viadutos, no Rio Grande do Sul. Que Deus lhe dê muita saúde e recompensa. 

 

Anastácia Toczek viveu a vida toda na Colônia Murici; faleceu em 27-08-1976, com  90 anos, deixando seu esposo seguintes filhos e noras/genros:  Pelagia-161, casada com ........................., Nicolau-162, casado com .........................., Inez-163, casada com .........................., Conegunda-164 (freira, ver acima), Florentina-165, casada com .............................., Cristina-166, casada com .............................., Josefa-167, casada com ..............................., Agda-168, casada com ....................., Rosa-169, casada com ....................., José-16A, casado com Tereza Haluch, Francisca-16B, casada com ..............................  e Monica-16C, casada com ...............................

 

Edmundo Czapiewski nasceu em ___/___/____, em São José dos Pinhais e faleceu em ___/___/____, com ____ anos.

 

Veja aqui a  foto de toda a família

 

Veja também a  História da Imigração da Colônia Murici

 

Esta página está em desenvolvimento - Participe da construção desta página para melhorar este trabalho. 

SUGESTÃO DE DADOS A SEREM COLOCADOS NAS PÁGINAS PESSOAIS

1 - NASCIMENTO - Onde nasceu, dia/mês/ano, cidade, colônia, descrever a casa/local, ... 

2 - ESTUDO - Onde estudou, local, escola, até que ano, língua, ... 

3 - SOLTEIRO - O que fazia quando solteiro ...

4 - EXÉRCITO - Serviu o exército, quando, onde, como, porque...

5 - CASAMENTO - com quem, dia, localidade, cidade, descrever a família, se eram amigos, vizinhos, ...

6 - FILHOS e NETOS - colocar nomes, datas, etc

7 - FAMÍLIA - história de vida do esposo, pai, avô, etc.

8 - PROFISSÃO - Qual a profissão que abraçou, porque, onde trabalhou ...

9 - ATIVIDADES SOCIAIS e POLÍTICAS - atividades sociais que desenvolveu; trabalhos que desenvolveu junto à comunidade, ... 

10 - PREDICADOS - descrição da pessoa, amável, carinhoso, amigo, bom humor, 

11 - PASSATEMPO - do que gostava, histórias das namoradas, do exército, do trabalho; seu lazer (pescaria), outras histórias, música  ...

12 - CURIOSIDADES - nomes, primos, namoradas, ...

13 - RETORNO - quando voltou, onde ...

14 - FOTOS, FOTOS e FOTOS - A página precisa ser bem ilustrada com muuuuiiiitas fotos; de criança, solteiro, jovem, casado, com os filhos, com os netos, com a família, em festas, na escola, no exército, no trabalho, lazer, ... FOTOS ANTIGAS da FAMÍLIA, da CASA, da CIDADE, ...

Mande o texto e as fotos escaneadas para:

acelino@toczek.com.br

 

>>>   VOLTAR