POLACO OU POLONÊS?

 

 

POLACO OU POLONÊS 

 

Eu, POLACO, POLAKO ou POLONÊS sou um só, independente de como sou chamado. 

E para você, muda alguma coisa?

 

A palavra original para Polônia (na Polônia) é POLSKA

e para quem nasce na Polônia é POLAKÓW (po-la-kuv).

 

No Brasil, isto não faz diferença; muitos dizem que a palavra Polônia (em português) tem influência da língua francesa (polonaise).  Bem que poderia, aqui no Brasil ser POLSKA, não acham?!

 

Mas que diferença faz?  Comparar a palavra polaca, como referência às loiras prostitutas do mundo inteiro é pura besteira.   Ser chamada de polaca, HOJE, é um elogio; - polaca – polaquinha – loirinha – linda ...; quantas mulheres gostariam de ser loiras e bonitas como são as polacas?

 

E PORQUE SOU POLACO?

   

No Brasil se adota a regra “ius soli” ("direito do solo", em latim) que estabelece como critério originário de atribuição de nacionalidade o território onde nasceu o indivíduo. Segundo esta regra, não importa a nacionalidade dos pais, apenas o local do nascimento da criança. É a regra mais favorecida pelos países de imigração (como os das Américas), que buscam acolher a família do imigrante e assimilá-la à sociedade local. 

 

Já na Polônia é adotada regra “ius sanguinis” ("direito de sangue", em latim); em outras palavras, trata-se da nacionalidade por filiação.  A adoção desta regra é justificada por países de tradição emigratória (como os europeus) como uma maneira de manter o vínculo com o emigrante e sua família no exterior. 

OBS:  Se nós, nascidos no Brasil e descendentes de imigrantes poloneses, ou seja, somos Brasileiros (“ius soli”) e somos Poloneses (“ius sanguinis”), porque temos dificuldade em obter a Cidadania Polonesa?

Com a palavra o Consulado da Polônia no Brasil!!!

 

Então nós que nascemos no Brasil somos brasileiros (ius soli) e também somos poloneses (ius sanguinis) e NÃO FAZ DIFERENÇA SER CHAMADO DE POLACO, POLAKO OU POLONÊS.

 

EM NENHUM MOMENTO A EXPRESSÃO POLACO(A) É OFENSIVA!

 

·        Artigo escrito por Acelino Toczek, engenheiro e estudioso de genealogia, para a Sociedade Polônia / Florianópolis em jan/2010

 

 >>> VOLTAR