A IDÉIA - O Resgate da Memória

 

 

A ideia de se fazer um levantamento da história de nossa família no Brasil se deu por volta de 1975, logo que eu saí da Faculdade de Engenharia Química - UFPR (1974). Tinha em mente escrever um livro sobre a Família Toczek, resgatando a memória de nossos antepassados, sua história, aspirações, a busca por dias melhores, dificuldades na nova terra, etc.

 

Meu pai, Tomaz Toczek, sempre falava que a família era muito maior do que conhecíamos nas Cidades de São José dos Pinhais e de Curitiba. Ele sabia que outros tios e primos moravam nas colônias das cidades de Mandirituba e Guarapuava, mas não os conhecia, pois ele nunca teve possibilidade de visitar estas localidades.

 

Em 1975, apesar do pouco tempo que me restava após o trabalho e a família, comecei a visitar todos os parentes, primeiro em São José dos Pinhais e Curitiba e depois em Mandirituba.

 

Sabíamos que dois tios (18-Jacob Toczek e 1A-Zezefredo Toczek) se encontravam no interior do Paraná, mas que ninguém sabia onde, pois eles foram muito jovens para lá e perderam o contato com os parentes de São José dos Pinhais.  Cabe ressaltar que estes filhos e netos de Franciszek e Ewa viveram e morreram naquela região e não voltaram a ter contato com os pais, irmãos e avós da Colônia Murici.


Eu pretendia terminar esta tarefa até o ano de 1978, quando das comemorações dos 100 anos da Imigração Polonesa para o Brasil, na Colônia Murici, Cidade de São José dos Pinhais - Estado do Paraná, mas não foi possível.

 

Por volta de 1985, com o advento do computador, reiniciamos os trabalhos e em 1992, já com as ferramentas do Clipper e depois do Excel, conseguimos novamente organizar todas as informações que já possuíamos.

 

Em 1993 estivemos no interior do Paraná, nas cidades de Mandirituba, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçú, Quedas do Iguaçú e Francisco Beltrão, quando efetivamente concluímos a primeira parte, básica do nosso trabalho, que era a definição do tronco-base, até então desconhecido.


Hoje, 1994, não pensamos mais em escrever um livro e sim fazer algo mais dinâmico, moderno e interativo - estamos lançando a Página da FAMÍLIA TOCZEK no Brasil para o mundo conhecê-la. O trabalho está apenas começando.

 

No futuro vamos integrar todo este trabalho com os nossos primos da Polônia, Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra e Itália.   O Brasil é a segunda maior concentração de poloneses depois dos Estados Unidos.

 

Cabe a todos participarem deste trabalho tão belo que, tenho certeza, ficará maravilhoso quando terminado. Só com a participação de todos, teremos condições de fazê-lo bem feito.

 

 

Acho que esta é a maneira de resgatarmos a memória de nossos antepassados que nos deram a oportunidade de aqui nascer e viver, de cumprir mais uma etapa de nossa evolução material e espiritual, neste país que é o Paraíso da Terra = BRASIL.

 

 

 

Nosso agradecimento aos nossos pais, avós e bisavós, que ao retornarem tenham encontrado a luz e o caminho de volta para continuar sua missão.

 

 

E você, que está lendo esta mensagem, quer participar?

 

 

>>> VOLTAR